Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância

  ISSN:1982-6109                                        DOI:  10.29327/3860 

                                           


Paidéi@ é a Revista Científica do Núcleo de Educação a Distância (Unimes Virtual) da Universidade Metropolitana de Santos. Em formato digital e com periodicidade semestral, a Revista Paidéi@ é voltada para a publicação de trabalhos na área de Educação a Distância. A Revista tem um caráter interdisciplinar e está aberta a pesquisas de novos campos na área de educação a distância no Brasil e no Exterior. A Revista Científica Paidéi@ reforça o compromisso da Unimes Virtual de refletir criticamente sobre as práticas de Educação a Distância, buscando promover e ampliar o diálogo com a comunidade científica e com a sociedade em geral, fortalecendo a geração de saberes e o conhecimento científico. A nossa proposta é fazer da revista um instrumento de amplo debate acadêmico, envolvendo educadores de todas as áreas. Contribuindo assim para a construção e a divulgação do conhecimento científico de qualidade. O público-alvo da Revista Científica Paidéi@ é composto por professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais da área de Educação a Distância.

 

O nome : PAIDÉIA Na Grécia Antiga a palavra paedeia ou paidéia significava “criação de meninos”, mas o termo também indicava a própria cultura construída a partir da educação. Era um sistema de instrução clássico de Atenas. Paidéia para os gregos era um ideal de perfeição e de excelência. O objetivo não era educar para ensinar ofícios, mas sim treinar para a liberdade e a nobreza.

 

Paidéi@ is the Scientific Journal of the Nucleus of Distance Education (Unimes Virtual) of the Metropolitan University of Santos. In digital format and every six months, the Paidéi @ Magazine is focused on the publication of papers in the area of Distance Education. The Journal has an interdisciplinary character and is open to research in new fields in the area of distance education in Brazil and abroad. Revista Científica Paidéi @ reinforces the commitment of Unimes Virtual to reflect critically on Distance Education practices, seeking to promote and broaden the dialogue with the scientific community and with society in general, strengthening the generation of knowledge and scientific knowledge. Our proposal is to make the journal an instrument of broad academic debate, involving educators from all areas. Contributing to the construction and dissemination of quality scientific knowledge. The target audience of Revista Científica Paidéi@ is composed of professors, researchers, postgraduate students and professionals in the area of Distance Education.

 

The name: PAIDÉIA In Ancient Greece, the word paedeia or patieia meant "creation of boys", but the term also indicated the culture itself built from education. It was a classical system of instruction in Athens. Paidea to the Greeks was an ideal of perfection and excellence. The goal was not to educate to teach crafts, but to train for freedom and nobility.

Notícias

 

Chamada de Trabalhos: Submissão Prorrogada - Edição Especial - Letramento Estatístico

 

Chamada de Artigos para a Edição Especial: “Letramento Estatístico”.

Organizadores: Prof. DrCassio Cristiano Giordano (FURG) e Profa. Dra. Ana Paula Gonçalves Pita (UNIMES)

A Revista Paidéi@ publica trabalhos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês, nas seguintes categorias:

- Artigo científico (10 a 25 páginas),

- Revisão de Literatura (até 15 páginas),

- Relato de experiência: (até 15 páginas),

- Comunicação científica: textos que representam pontos de vista, notas e comentários condizentes com os propósitos da revista (4 a 7 páginas),

- Entrevista (até 12 páginas) e - Resenha (2 a 3 páginas).

 

Cronograma

Envio dos artigos até 04 de março de 2024.

Retorno até 10 de abril de 2024.

Envio da versão final pelos autores até 30 de abril de 2024.

Publicação até julho de 2024.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Os trabalhos devem ser encaminhados no formato word, com fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5.

Para assegurar o anonimato no processo de avaliação, o autor deve encaminhar um arquivo anexo SEPARADO (como documento suplementar) com título completo do artigo, nome do autor, titulação, identificação da instituição principal de vinculação e e-mail. É importante que a primeira página do texto contenha título completo do artigo, omitindo-se o nome do autor e o da instituição. Os trabalhos serão aceitos para apreciação supondo-se que são inéditos e não foram encaminhados a outros periódicos.

Para apresentação do artigo, utilizar as normas NBR6023/2018 e NBR10520/2002 da ABNT.

Ilustrações coloridas (gráficos e figuras) serão aceitas. As fotografias devem ser enviadas em formato ".jpg" e ".gif" no tamanho máximo de 40 kb.

A inserção de autores nas referências deve ser idêntica a da citação no texto.

CITAÇÃO DIRETA: transcrição literal do texto, indicando o autor, o ano da publicação da literatura utilizada e a página.

CITAÇÃO INDIRETA: transcrição não textual, indicando o autor e o ano (não há necessidade de indicação da página). Quando o nome do autor citado estiver no corpo do texto, colocar o sobrenome do autor com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação, e da página em citação direta. Ex.: Freire (1987, p. 29). Caso o nome do autor esteja entre parênteses, usar letra maiúscula. Ex.: (FREIRE, 1987, p. 29).

As citações com até três linhas não devem ser destacadas em bloco. Permanecem com a mesma fonte do texto e entre aspas, devendo conter a indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada. Ex.: (FREIRE, 1987, p. 29).

As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, coincidindo a margem direita com o texto, utilizando a mesma fonte do texto, em tamanho menor (10), sem aspas e com espaçamento simples.

Quadros e tabelas deverão ser incluídos nos textos e numerados com algarismos arábicos em negrito, acima da figura e alinhamento esquerdo com as respectivas legendas. Ex.: Quadro 3 - Avaliação on-line.

As figuras deverão ser incluídas nos textos e numeradas com algarismos arábicos em negrito, acima da figura ou foto e alinhamento esquerdo com a respectiva legenda. Ex.: Figura 1 – Ambiente virtual de aprendizagem. Para apresentação do artigo, utilizar as normas NBR6023/2018 e NBR10520/2002 da ABNT.

A nota de rodapé somente poderá ser utilizada como nota explicativa, para complementar, explicar ou justificar algo no texto. Deve prevalecer o bom senso para que não haja excesso de linhas, ou seja, ocupar mais da metade da página, e aparecer em quase todas as páginas.

Usar letra maiúscula, com fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito nos TÍTULOS DOS CAPÍTULOS, INTRODUÇÃO, CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS.

Os textos devem apresentar título, resumo e palavras-chave em inglês. O resumo em inglês deve aparecer logo abaixo do resumo em português no corpo do texto, mesmo que já tenha sido postado nos metadados.

Os resumos devem ter espaçamento simples, sem parágrafo e sem recuo.

Ainda nas REFERÊNCIAS, quando se tratar de obras consultadas on-line, o endereço eletrônico não deve aparecer entre os sinais, < >. Ex: e a data de acesso deve aparecer da seguinte forma. Ex: Acesso em: 27 mar. 2009.

 As palavras-chave são separadas por ponto com, no máximo, cinco palavras; em inglês: “keywords”.

O artigo ou relato de experiência deverá ter, no máximo, 5 (cinco) autores.

 
Publicado: 2024-02-10
 
Outras notícias...

v. 16, n. 32 (2024): Edição Especial - Letramento Estatístico - Parte II

Sumário

Artigos Científicos

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, José Ivanildo Felisberto de Carvalho
PDF
DIÊGO BEZERRA DE MELO MACIEL
PDF
Isadora Batisti Machado, Mauren Porciúncula
PDF
Bernardo Silva, Rubilar Simões Junior, Loren Cabreira Rodrigues, Cristiane de Arimatéa Rocha, Maristel Carrilho da Rocha Tunas
PDF
Gustavo Gomes Melo, Jamille Vilas Bôas
PDF
Fátima Aparecida Kian, Ailton Paulo de Oliveira Junior
PDF
Vera Debora Maciel Vilhena, Jose Ribamar Oliveira Costa, Fábio Colins da Silva, José Messildo Viana Nunes
PDF
Tatiana Olicio Lopes, Sandra Gonçalves Vilas Boas
PDF
Maria Cristina de Souza Santos, Dionei de Souza Lessa, Levy de Oliveira Coelho, Alaide Cecília de Lima, Marta Élid Amorim
PDF
Sandra Cristina Martini Rostirola, Elisa Henning, Ivanete Zuchi Siple
PDF
Anderson Luiz Lunardelli, Marcelo Falcão, Emília Gil, Brenda Graff, Miriam Cardoso Utsumi
PDF
Eliziane de Fáitima Alvaristo, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski
PDF
Luiz Eduardo Rossatto, Magnus Cesar Ody
PDF
Suellen Rodrigues de Freitas, Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva
PDF

Relato de Experiência

Leila de Souza Mello, Ketlen de Castro da Silva, Bianca Roberta de Souza, Laís Rosa Cavalcanti, Mauren Porciúncula Moreira da Silva
PDF
Francisco Cleuton de Araujo, Paulo Vitor da Silva Santiago, Maria José Costa dos Santos
PDF
Alexandre Côa

Artigos de Revisão

Ketlen de Castro da Silva
PDF
Marcela Lima Santos, Denize da Silva Souza