AS TRANSFORMAÇÕES NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA DOCÊNCIA: LEGISLAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Eduardo Fofonca, Maria Beatriz Sandoval Filártiga Ale

Resumo


Este artigo tem como objetivo contextualizar e analisar a legislação e organização da modalidade de Educação a Distância (EaD) como uma possível reflexão acerca das transformações na formação e atuação da docência e as implicações em novas competências para a atuação de professores a partir do processo de integração da modalidade de EaD nas instituições brasileiras. Desse modo, a realização dessa análise caracteriza-se, primeiramente, pelas concepções de Educação a Distância dispostas na Resolução 5.622/2005 e nos Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Pretende-se, portanto, discutir após as reflexões acerca das concepções como as competências da docência atualmente apontam para a necessidade de se pensar a formação de professores para sua atuação em EaD, compreendendo o processo integrador de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem e, ainda, as tecnologias digitais com o objetivo de desenvolver a formação destes profissionais para novos contextos profissionais da docência virtual.

Palavras-chave


formação da docência; legislação educacional; competências; Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020