MODELO DE PRODUÇÃO DE VÍDEO DIDÁTICO PARA EaD

Ana Beatriz Bahia, Andreza Regina Lopes da Silva

Resumo


Considera-se o vídeo didático como uma mídia que potencializa a construção e reconstrução do conhecimento do estudante na modalidade de Educação a Distância (EaD). A partir desta premissa, este artigo: (1) sumariza parâmetros definidores da qualidade midiático-pedagógica desse tipo de recurso didático; (2) apresenta aspectos pilares do processo de produção de vídeos didáticos no contexto da EaD acadêmica. Para atender a este segundo objetivo, propomos o Modelo de Produção de Vídeo Didático aqui apresentado, o qual ganhou forma em pesquisa exploratória e descritiva realizada a partir de um estudo de caso. O modelo inclui: (2a) uma taxionomia de vídeo didático, organizada em cinco categorias; (2b) os principais atores envolvidos no processo de produção desses tipos de vídeo didático; (2c) as principais etapas desse processo de produção.

Palavras-chave


Vídeo Didático; Educação a Distância; Produção Audiovisual; Mediação.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020