O INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS– IFNMG - NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA – PERÍODO 2014-2018

Cláudio Eduardo Rodrigues, Thiago Machado e Andrade

Resumo


A Educação a Distância (EaD) é importante instrumento para se promover a democratização e a interiorização da educação profissional e tecnológica. No Brasil, constata-se uma expressiva expansão da oferta da EaD e da educação profissional e tecnológica que dicotomicamente também experimentam sérios problemas relativos a evasão escolar. Neste sentido, o presente trabalho objetiva analisar o processo de expansão e da evasão no ensino profissional e tecnológico brasileiro, visando verificar como esses fenômenos afetam os cursos técnicos ofertados na modalidade a distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas – IFNMG nos anos de 2014 a 2018. Quanto à abordagem metodológica aplicou-se a pesquisa quantitativa. Quanto aos fins foi empregada pesquisa exploratória e, quanto aos meios foram adotadas as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultado, verifica-se alta evasão geral nos cursos técnicos a distância do IFNMG, especialmente em algumas unidades e cursos do IFNMG. Esses índices de evasão no IFNMG ao serem confrontados com os dados da pesquisa bibliográfica, confirmam a tese presente na literatura de que ela é um problema atinge a educação em todos os níveis, tipos e modalidades, merecendo a atenção e intervenção dos diferentes atores educacionais na busca de sua solução. Neste sentido, o IFNMG desenvolveu ações para enfrentar a evasão escolar que culminaram na sua redução nos cursos técnicos a distância em 2018.


Palavras-chave


Evasão. Educação a distância. Educação profissional e tecnológica.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020