INOVAÇÃO EM EAD: O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS DISPONÍVEIS NO EDUCATION RESOURCES INFORMATION CENTER (ERIC)

Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca, Simone de Paula Rodrigues Moura, Tatiane Custódio da Silva Batista

Resumo


Este artigo apresenta parte do resultado da pesquisa interinstitucional “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, desenvolvida por universidades da região Centro-Oeste entre 2019 e 2021, e aprovada pela Chamada MCTIC/CNPq Universal n.º 28/2018. O objetivo dessa investigação foi identificar e analisar as concepções de educação a distância (EaD) inovadora apresentadas nas pesquisas disponíveis no banco de dados Education Resources Information Center (ERIC). O mapeamento permitiu verificar que a abordagem da inovação em EaD em textos dessa base de dados centra-se na discussão da técnica, em detrimento dos processos de mediação, além de apresentá-la sob um viés produtivista, abordando-a sempre como desenvolvimento tecnológico ou como uso das tecnologias em si mesmas.  Entende-se que, em perspectivas socialmente referenciadas, é necessário pensar a inovação visando mudanças atinentes à educação, possibilitando aos estudantes construírem-se como agentes contradizentes e transformadores de uma realidade social injusta e excludente.


Palavras-chave


Educação a Distância. Inovação. Mudança. ERIC. Mapeamento

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020