INOVAÇÃO EM EAD: O QUE MOSTRAM AS PESQUISAS DISPONÍVEIS NO EDUCATION RESOURCES INFORMATION CENTER (ERIC)
Resumo
Este artigo apresenta parte do resultado da pesquisa interinstitucional “Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão”, desenvolvida por universidades da região Centro-Oeste entre 2019 e 2021, e aprovada pela Chamada MCTIC/CNPq Universal n.º 28/2018. O objetivo dessa investigação foi identificar e analisar as concepções de educação a distância (EaD) inovadora apresentadas nas pesquisas disponíveis no banco de dados Education Resources Information Center (ERIC). O mapeamento permitiu verificar que a abordagem da inovação em EaD em textos dessa base de dados centra-se na discussão da técnica, em detrimento dos processos de mediação, além de apresentá-la sob um viés produtivista, abordando-a sempre como desenvolvimento tecnológico ou como uso das tecnologias em si mesmas. Entende-se que, em perspectivas socialmente referenciadas, é necessário pensar a inovação visando mudanças atinentes à educação, possibilitando aos estudantes construírem-se como agentes contradizentes e transformadores de uma realidade social injusta e excludente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020