FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ATUAM EM EAD: UM ESTUDO DE CASO CONCERNENTE AO LETRAMENTO ESTATÍSTICO

Patrícia Rodrigues Carvalho dos Reis, Elisabeth dos Santos Tavares, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Michel da Costa

Resumo


 O presente artigo é um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado em que durante os anos de 2017 e 2018 acompanhou-se uma pesquisa-formação para docentes que atuam na modalidade EaD (Educação a Distância) concernente a Letramento Estatístico, oferecido por uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada em Londrina, no Estado do Paraná. Participaram desta formação em serviço, 380 docentes de diversas áreas, atuantes na universidade. O objetivo desse trabalho está focado na formação continuada de professores e o desenvolvimento de competências relacionadas ao Letramento Estatístico. O aporte teórico se encontra apoiado nos estudos e pesquisas de Freire (1997, 2000), Shulman (1986), Zeichner (1993), Prado (2003, 2014), Gal (2005), Lopes (2003), Rao (1999), Batanero e Borovicnik (2016). Por meio desse estudo foi possível inferir o quanto a formação continuada permitiu ampliar os conhecimentos docentes em relação ao Letramento Estatístico, por meio de um curso na modalidade a distância.

 

 


Palavras-chave


Educação Matemática. Letramento Estatístico. Formação Docente. EaD.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020