FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA

Mariana dos Santos Cezar, Fabiana Santos Cotrim, Lilian Patrícia Lima, Sandra Menezes, Glauce Barbosa Verão

Resumo


O presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente.   Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020