COMPETÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA ONLINE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Ecksamia Taylene Leal dos Santos, Eliana Santana Lisboa, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


O presente artigo apresenta um estudo exploratório realizado junto a um grupo de professores de graduação em pedagogia acerca das competências necessárias para a docência online. Foi possível ao fim da pesquisa perceber que apesar de conhecerem todas as ferramentas do AVA, de terem participado de uma capacitação para acessar o ambiente, os professores ainda têm dificuldades quanto ao uso dessas ferramentas e dos recursos disponíveis no ambiente virtual bem como ainda necessitam desenvolver algumas competências para que o processo de ensino e aprendizagem possa de fato ser mais significativo para os alunos que frequentam cursos nesta modalidade.

Palavras-chave


Docência Online, Educação a Distância, Competências Didáticas, EAD

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020