A AVALIAÇÃO NA QUINTA GERAÇÃO DA EAD: PARA ALÉM DE UM RECURSO MERAMENTE QUALIFICADOR

Lara Pires Weissbock

Resumo


A presente pesquisa busca refletir sobre como se dão os processos avaliativos na quinta geração da EAD e, para tanto, trata sobre as gerações da EAD bem como a regulamentação que a rege no Brasil. Por conseguinte, sobre o que se compreende como avaliação, independente da modalidade de ensino, tida aqui como estratégia contínua que deve ser encaminhada de forma a dar subsídios para coletar dados sobre a aprendizagem e não apenas enquanto mero recurso qualificador. A partir disso, parte-se à reflexão sobre como deve ser a avaliação em EAD, em que os recursos online, mesmo que não tenham sido criados sob uma ótica pedagógica, são imbuídos de possibilidades interativas, colaborativas e dialógicas de aprendizagem.

Palavras-chave


gerações da EAD; avaliação.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020