PERCEPÇÕES DE PESQUISADORES BRASILEIROS SOBRE A GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Cátia de Souza Lima, André Tenório

Resumo


A gamificação, emprego de elementos e estratégias de jogos em outros contextos, pode trazer benefícios à educação a distância ao fomentar o engajamento, a motivação e a interação. Todavia, pouco se sabe a respeito das percepções de educadores e educandos sobre o tema. Neste estudo de caso qualitativo foram analisadas por questionário on line, as percepções de nove pesquisadores brasileiros cadastrados no diretório de grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para a maioria deles, a gamificação foi reputada um avanço pedagógico para a EaD por motivar os alunos. Contudo, nem toda ferramenta disponível em ambientes virtuais de aprendizagem poderia ser adaptada à gamificação. Nesse contexto, badges foram consideradas boas ferramentas, ainda que pouco empregadas.

Palavras-chave


educação a distância; gamificação; ambiente virtual de aprendizagem.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020