SABERES DOCENTES PARA O CAMPO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Rita Angelita Farias, Juliano Schimiguel, Rosemary Aparecida Santiago

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar e explicitar conceitos e características relacionadas aos saberes docentes para o campo da tecnologia por meio da leitura de artigos que tratam da relação educação, saberes docentes e tecnologia. Nessa busca foram analisados e contextualizados trabalhos apresentados por diferentes autores (Tardif, 2000, Pimenta, 1999, Gatti, 2010, Perrenoud, 2000, Masetto, 2000, Freire, 1996, entre outros) objetivando compreender a forma como cada professor vai construindo seus saberes no processo de formação e atuação docente. Identificamos e expomos os modelos de apropriação dos saberes e os modelos de formação ofertadas pelas universidades brasileiras. Por fim, observamos que o professor precisa se apropriar de diferentes modos de utilização de tecnologias para acompanhar a nova dinâmica educacional que abrange muitos saberes e novas perspectivas de aplicações dentro de sua prática pedagógica.

Palavras-chave


saberes docente; formação de professores; tecnologias educacionais; competências.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020