REFLEXÕES SOBRE O ATUAL PAPEL MEDIADOR DO PROFESSOR – TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Wesley Werner da Silva Nunes

Resumo


A construção qualitativa do conhecimento no século XXI, se apresenta como um grande paradigma para as Instituições de Ensino Superior Brasileiras, principalmente no que se refere a Educação a Distância (EAD), enquanto meio formador das classes de menor poder aquisitivo de nosso país. Tal condição somada ao impacto sociocultural gerado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que fomentaram uma grande ruptura no tradicional papel desempenhado pelo professor, antes detentor absoluto do saber e hoje, um mediador entre o sujeito e a sua construção autônoma do conhecimento, eleva a importância dos estudos ligados a esta temática. Neste contexto econômico e histórico-cultural vigente surge a proposta pedagógica de Aprendizagem Cooperativa, a qual se constitui pela construção do conhecimento de modo mútuo e ativo pelos indivíduos integrantes de um grupo. Sendo na modalidade de Ensino a Distância esta prática mediada por duas vias de atuação: a primeira o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que deve trazer ferramentas que possibilitem esta interação entre seus usuários e a segunda por meio do educador que deve ser o mediador deste processo de construção ativa e social do conhecimento. A partir dessa proposta o presente estudo tem por objetivo a reflexão da temática do processo de aprendizagem on-line na modalidade de Ensino a Distância, mediada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e o papel a ser desempenhado pelo professor – tutor para construção do saber. Essa reflexão se fundamentará na revisão bibliográfica e posterior análise de autores que discutem a temática escolhida visando a exposição de suas concepções pedagógicas, enquanto contribuições reflexivas qualitativas para evolução dessa aprendizagem. Abordando assim as inovações inerentes a este processo de aprendizagem e a sua mediação durante o processo educacional, discutindo-se as bases teóricas e as competências envolvidas pelos alunos virtuais e professores – tutores, na construção dos processos de aprendizagem cooperativa.

Palavras-chave


educação a distância, tutor, aprendizagem cooperativa

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020