O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A DISTÂNCIA:A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO LIVEMOCHA

Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Shirley Doweslei Bernardes Borja

Resumo


O ensino e aprendizagem de língua estrangeira on-line surge como mais uma dentre as muitas possibilidade de educação a distância, que¬¬ abre oportunidades para o aluno que pretende avançar nos seus estudos de língua estrangeira (LE), possibilitando o desenvolvimento profissional, pessoal e cultura. Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo identificar as estratégias metodológicas utilizadas no ensino de LE a distância via internet, verificando como essas estratégias têm sido percebidas pelos alunos, por meio de uma pesquisa descritiva a partir de um estudo de caso no curso Livemocha. O instrumento de pesquisa foi o questionário enviado aos alunos brasileiros que estudavam inglês nesse curso. Os resultados revelam que o Livemocha possui uma proposta de aprendizagem de LE diferenciada, por ser um curso que tem uma maneira social de aprender, além de oferecer diferentes estratégias metodológicas, de modo a atender aos diferentes estilos de aprendizagem, bem como para diferentes níveis de conhecimento sobre a língua. Também possui diversos recursos tecnológicos que favorecem a interação entre os atores envolvidos nos seus cursos.

Palavras-chave


Educação a distância; Línguas estrangeiras; Estratégias metodológicas; Livemocha

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020