A FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs):UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO LUÍZ -MA

Karine de Jesus Ferreira Macêdo, João Batista Bottentuit Junior

Resumo


: O estudo teve como objetivo central avaliar a formação docente para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e os possíveis progressos obtidos em duas escolas públicas de ensino fundamental, situadas na cidade de São Luís-MA. A pesquisa foi realizada com vinte e seis professores, setenta e três alunos e dois gestores por meio de aplicação de questionários nas escolas selecionadas para a pesquisa. Para complementar as informações deste estudo, utilizou-se ainda entrevistas semiestruturadas à Supervisão de Tecnologia Educacional - STE da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-MA) e ao Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal- NTM da Secretaria Municipal de Educação (SEMED-MA). O trabalho apresenta-se estruturado em três partes, onde inicialmente se faz uma abordagem teórica acerca da importância do uso das TICs para a educação na Sociedade de Informação e Comunicação. Em seguida, destacam-se os desafios e possibilidades da informática e possíveis reflexões para a formação de professores para o uso das TICs no Brasil e na cidade de São Luís-MA. E por fim, apresentam-se os resultados e as análises dos dados obtidos na pesquisa.

Palavras-chave


TICs. Formação docente. ProInfo. Informática na Educação

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020