O TELEDUC NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE COORDENADORES REGIONAIS PEDAGÓGICOS E PRECEPTORES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA.

Valeska Guimaraes Resende da Cunha

Resumo


O tema educação a distância (EAD) é tratado com frequência, e cada vez mais inserido em diversas reflexões pedagógicas, provocando a necessidade de adequação e capacitação de todos os envolvidos nos processos pedagógicos. Com o impacto das novas tecnologias e o reinício dos procedimentos, técnicas e estratégias de ensino voltadas para a EAD, a avaliação passa a implicar em novos ambientes de aprendizagem se constituindo de maneira independente da relação professor/aluno já conhecida. Pretende-se neste artigo, analisar a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVA) TelEduc na formação de coordenadores regionais pedagógicos (CPRs) e preceptores dos cursos de graduação a distância numa instituição educacional privada, no estado de Minas Gerais, verificando se os padrões de uso de um ambiente virtual relacionados aos aspectos informacional, suplementar, essencial, colaborativo e imersivo estão presentes nesse curso de formação. As reflexões suscitadas neste artigo, por meio de pesquisa quanti qualitativa, foram oriundas a partir da aplicação de um questionário num encontro presencial ocorrido entre professores formadores, CPRs e preceptores. Os participantes da amostragem manifestaram, por escrito, aspectos vivenciados no cotidiano na utilização do TelEduc. Observou-se que este ambiente, no contexto da instituição analisada, utilizou de padrões de uso de caráter informacional e suplementar, pois possibilitou uma comunicação de ideias, centralização de trabalho e troca de experiências.

Palavras-chave


educação a distância; TelEduc; comunicação; interação

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020