O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

Marlene Haidem de Souza Lima, Tiago Haidem de Araujo Lima, Irene Jeanete Lemos Gilberto

Resumo


Este trabalho é resultado de pesquisa sobre o estágio supervisionado nos Cursos de Licenciatura a distância. Estabelecendo a modalidade de ensino a distância como norteadora da análise pretendida e entendendo a orientação de estágio como uma prática necessária e primordial à formação docente, o trabalho traz reflexões sobre o estágio na formação dos alunos, tomando como fundamento teórico Pimenta (2011) e Lima (2010), entre outros, na análise de que há uma concepção geral de "burocratização do estágio, um cumprimento formal do requisito legal" (PIMENTA, 2011). A pesquisa, de metodologia qualitativa, traz um estudo sobre os Relatórios de estágio, utilizando-se, como procedimento metodológico, a análise de conteúdo (Bardin, 2007). Os resultados iniciais, obtidos com a análise de relatos de alunos na prática do estágio, apontaram a importância do estágio no conhecimento da profissão docente, além da efetividade da orientação de estágio, exercida no ambiente virtual de aprendizagem.

Palavras-chave


Estágio; Cursos de Licenciatura; EAD

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020