IMPLANTAÇÃO DOS 20% DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO RECONHECIDOS: ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO PRIVADO

Leandro Henrique Magalhães

Resumo


O trabalho aqui apresentado configura-se como um Estudo de Caso, tendo como tema a Implantação dos 20% de disciplinas semipresenciais em cursos de graduação reconhecidos em um centro universitário privado. Apesar de uma legislação específica para este fim existir desde o ano de 2004, não há dados sobre a quantidade de instituições que optaram pela oferta nem da quantidade de alunos. Há ainda pouca informação sobre as propostas institucionais, falta que este trabalho pretende minimizar. Neste sentido, o objetivo do estudo é identificar quais as estratégias adotadas pela instituição na implantação da oferta de disciplinas na modalidade semipresencial, nos cursos de graduação reconhecidos e, como objetivos específicos, realizar estudo da legislação pertinente a oferta de cursos e disciplinas na modalidade semipresencial; fazer levantamento das estratégias adotadas pela instituição na implantação de disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial, e; apresentar a forma como a instituição se estrutura, visando a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial, assim como a política adotada e os aspectos legais internos. O método utilizado é o Estudo de Caso, que neste caso integra diversos meios e instrumentos, em especial a pesquisa bibliográfica, a observação direta e a análise documental institucional. Neste sentido, o trabalho divide-se em dois capítulos, sendo o primeiro reservado ao estudo da legislação brasileira tanto no que se refere a educação a distância de uma forma mais ampla, quanto da modalidade semipresencial, especificamente. No segundo, será apresentado o estudo de caso.

Palavras-chave


Educação a Distancia; Modalidade Semipresencial; Centro Universitário Privado

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020