A PERCEPÇÃO DAS ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACINTER NO PÓLO DE ALTAMIRA(PREMEM) PARÁ SOBRE O PROCESSO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Jakson José Gomes de Oliveira

Resumo


O presente trabalho trata da importância do processo de mediação pedagógica para o aprendizado de alunas da Educação a Distância (EaD), tendo como objetivo apresentar como as alunas do Pólo de apoio presencial de Altamira(Premem)-PA percebem esse processo durante o ensino aprendizagem na EaD. A pesquisa é de cunho dialético em uma abordagem qualitativa. Foi realizada por meio de um estudo de caso em três momentos: primeiramente realizamos a pesquisa bibliográfica, por meio da leitura e análise de textos, artigos, dentre outros, objetivando discutir a importância da mediação pedagógica no processo de ensino aprendizagem na EaD, por conseguinte, realizamos a pesquisa empírica, dentro das técnicas utilizadas efetuamos a aplicação de questionários, entrevista e observação, por fim, analisamos os dados coletados e apresentamos as considerações da pesquisa. Os resultados apontam que a prática da mediação pedagógica desenvolvidas no Pólo pesquisado vem contribuindo para a melhoria da formação de suas alunas, uma vez que se dão de maneira planejada, apoiadas nas tecnologias disponíveis para a EaD, bem como orientadas por técnicas e métodos que valorizam o aprendizado das alunas.

Palavras-chave


Educação, Mediação Pedagógica. Tutor

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020