A FORMAÇÃO PRESENCIAL INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR BRASILEIRA NO CONTEXTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: MÁXIMAS E MÍNIMOS

Marcos Pereira dos Santos

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas reflexões acerca da formação presencial inicial de professores da Educação Básica escolar brasileira no contexto das novas tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. Para tanto, apresentamos inicialmente uma breve visão panorâmica da origem e evolução histórica da Educação a Distância (EaD) no Brasil. Em seguida, busca-se discorrer sobre a formação presencial inicial de professores mi(e)diada pelas novas tecnologias digitais de ensino e aprendizagem. Por fim, são realizadas análises em torno dos contributos epistemológicos das disciplinas curriculares on-line na formação presencial inicial de professores da Educação Básica escolar brasileira nos dias atuais, em seus aspectos positivos e negativos subjacentes.



Palavras-chave: Educação a distância; Formação de professores; Educação Básica; Tecnologias digitais; Disciplinas on-line.

Palavras-chave


Educação a distância; Formação de Professores; Educação Básica; Tecnologias educacionais; Disciplinas on-line

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020