E-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializada
Resumo
Este artigo introduz o e-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes. Propõe-se, como objetivo geral, um modelo de e-learning para uma editora especializada em publicações biográficas nas formas de livro, e-book e audiolivro. Como objetivos específicos, discute-se o e-learning como estratégia de educação continuada a distância voltada para as organizações, definem-se as competências e habilidades necessárias para a formação de equipes em editora especializada na publicação de biografias, e se apresentam as plataformas digitais que podem ser utilizadas na produção e gestão de conteúdo para e-learning. Trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória, baseada na aplicação das quatro fases da pesquisa participante. Como técnica para a coleta de dados, adota-se a observação participante em um grupo de trabalho criado e gerenciado no aplicativo WhatsApp, composto pelos integrantes da equipe da editora locus da pesquisa. Nos resultados obtidos, apresenta-se a proposta de e-learning com base na intersetorialização definida no organograma da editora e são exploradas as plataformas digitais para a produção e gestão de conteúdo para e-learning. Conclui-se que o modelo de e-learning proposto neste artigo pode ser aplicado a outros ambientes organizacionais, com as devidas alterações, e que as plataformas digitais podem ser incorporadas nas propostas de e-learning.
Palavras-chave
e-learning; conteúdo programático; plataformas digitais
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020