PRÁTICAS DOCENTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIMENTOS REFERENTES A CONCEITOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

Diego de Vargas Matos, Michel da Costa, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Márcia Inês Schabarum Mikuska, Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Resumo


Este artigo apresenta um estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo objetivo é possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental a experimentação de conceitos da análise combinatória na prática. Fundamentado em autores que versam sobre uso de materiais concretos, utilização de experimentos disponíveis em museus de ciências e tecnologia e articulação com a Literatura Infantil no ensino de Matemática, foi realizada uma proposta de ensino sobre análise combinatória com três turmas de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em um município da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Como instrumento de coleta de dados, além de observações do professor pesquisador, também foi aplicado um questionário contendo questões abertas sobre as práticas pedagógicas realizadas, respondido pelos estudantes que participaram do estudo. A partir da análise dos dados, é possível concluir que a maioria dos estudantes apreciaram a proposta de ensino, principalmente as atividades pedagógicas envolvendo o uso de materiais concretos com apelo ao tátil e ao visual e que, por meio do uso desses recursos, conseguem perceber uma multiplicidade de conceitos sobre análise combinatória durante a resolução de situações problema envolvendo esse conteúdo.


Palavras-chave


Análise combinatória; Ensino Fundamental; Materiais concretos; Museus de ciências e tecnologia; Literatura Infantil

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020