LETRAMENTO ESTATÍSTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA DISCIPLINA TRANSVERSAL DA PÓS-GRADUAÇÃO

Alexandre Côa

Resumo


Trata-se de um relato de experiência em uma disciplina transversal da pós-graduação que promoveu discussões e aprendizagens relacionadas ao Letramento Estatístico e o Ciclo Investigativo envolvendo temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, bem como outros assuntos. Esta disciplina aconteceu de forma híbrida, ou seja, momentos presenciais e online que fomentaram discussões entre quatro universidades, palestras de professores convidados nacionais e internacionais e debates entre estudantes que se agruparam. A divisão entre grupos menores proporcionou o planejamento de uma sequência de ensino investigativa por cada grupo que poderia ser desenvolvida ou não em uma escola, mas que seria apresentada remotamente aos demais colegas de turma para as discussões sobre os dois componentes do Letramento Estatístico e sobre as fases do Ciclo Investigativo que organizaria a Sequência de Ensino. A disciplina contribuiu para a inserção de temas tranversais nos currículos das escolas, para o desenvolvimento do Letramento Estatístico de vários estudantes e para o aprimoramento da organização de uma sequência de ensino que pudesse investigar uma temática de urgência social que desenvolvesse o senso crítico nas aulas de estatística.


Palavras-chave


Palavras-chave: Letramento Estatístico. Disciplina transversal. Sequência de ensino. Ciclo Investigativo. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020