CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DIDÁTICO GRÁFICO EM PIZZA ADAPTADO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Eliziane de Fáitima Alvaristo, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lucia Virginia Mamcasz-Viginheski

Resumo


A pesquisa tem como objetivo verificar as contribuições do uso de material didático manipulável no processo de ensino e aprendizagem de conceitos estatísticos. De natureza aplicada e abordagem quantitativa, faz uso da pesquisa experimental como estratégia. Traz como participantes 51 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Paraná, separados em dois grupos, o Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE). O GE fez uso do material manipulável Gráfico em Pizza Adaptado na realização das atividades propostas e o GC fez uso apenas de ferramentas comuns já utilizadas em sala de aula. Os instrumentos utilizados foram um pré-teste e um pós-teste, contendo cinco questões elaboradas a partir da Base Nacional Comum Curricular de Matemática. No intervalo entre os testes foi desenvolvida uma intervenção pedagógica em ambos os grupos. Os dados foram analisados por meio do pacote estatístico SPSS versão 20.0. Os resultados mostram que o GE obteve melhores resultados comparados com os resultados com o GC. Enquanto 21 estudantes do GE passaram do erro para o acerto nas diferentes questões abordadas nos testes, apenas onze 11 estudantes do GC apresentaram esses resultados. Os demais estudantes se mantiveram em uma constante. Considera-se que o uso do material manipulável, associado à uma metodologia de ensino que promova a ação dos estudantes no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos, possibilita o acesso e a apropriação ao conhecimento ensinado na escola.


Palavras-chave


Material didático manipulável; Ensino de matemática; Estatística



ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020