SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR O LETRAMENTO ESTATÍSTICO
Resumo
Este artigo propõe uma Sequência de Ensino por Investigação para abordar o letramento estatístico na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta segue o Ciclo Investigativo PPDAC e busca integrar-se aos diversos componentes curriculares, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pretende que se explore, a partir das vivências dos estudantes, as razões para a evasão, conectando com os elementos que contribuem para o letramento estatístico. A sequência de ensino foi desenhada para ser aplicada em uma turma de um Curso Técnico em Edificações de um Instituto Federal, utilizando tecnologia digital para coleta e análise dos dados. As etapas que compõem a proposta visam promover o letramento estatístico dos estudantes, ampliando a compreensão de sua realidade e sociedade. Dentre os resultados esperados, após a aplicação da SE, destaca-se a reflexão dos estudantes sobre as motivações para a evasão escolar que posteriormente levam ao EJA. O artigo enfatiza a importância das Sequências de Ensino como estratégias pedagógicas valiosas para promover o letramento estatístico e desenvolver habilidades críticas nos alunos. Apesar de não ter sido implementada, a proposta é vista como promissora e aguarda validação prática.
Palavras-chave
Letramento Estatístico; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Sequência de Ensino por Investigação; Ciclo Investigativo PPDAC
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020