ENSINO REMOTO E A APRENDIZAGEM - ALGUMAS REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA

Rosalina Rodrigues Velloso, Elisete Gomes Natário, Irene Silva Coelho

Resumo


Este estudo é uma revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar a assembleia de classe como recurso facilitador do diálogo e da construção de práticas educativas para o processo de aprendizagens.  Discute-se as condições da aprendizagem durante o período da pandemia causada pela Covid-19. Tal discussão engloba os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (2021) e dos autores que tratam do tema – ensino remoto e queda na aprendizagem. Este estudo traz a assembleia de classe como um elemento que favorece as relações interpessoais e contribui para a participação dos estudantes de ensino fundamental nas mudanças necessárias para a construção de saberes, entendendo ser possível por meio do diálogo, docentes e discentes expressarem suas necessidades dentro da sala de aula e, assim, modificar práticas de ensino e de aprendizagem.  O ensino remoto e presencial, a educação à distância e a formação docente para o uso da tecnologia na educação são questões discutidas neste estudo, sendo o acesso dos estudantes aos recursos tecnológicos descritos como de extrema importância para a efetivação dos saberes, haja vistas, o quanto estes aspectos, tornam relevantes as reflexões sobre ensino e aprendizagem.    


Palavras-chave


ensino remoto; educação a distância; aprendizagem; assembleia de classe.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020