ANÁLISE DOS FATORES DE EVASÃO DAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS NOS CURSOS DE STRICTO SENSU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Aline Fornari, Maria do Carmo Duarte Freitas

Resumo


O presente artigo discute os fatores determinantes que contribuem para a evasão dos discentes em disciplinas transversais ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Classificada como descritiva, pois identifica e analisa os conceitos e suas relações, inerentes à gestão da informação na evasão no ensino superior. Quanto à natureza dos dados adota-se uma abordagem mista, baseada em uma revisão integrativa, e em relação ao delineamento, trata-se de um estudo de caso. Os resultados apontaram um padrão de comportamento dos estudantes evadidos na plataforma Moodle, bem como a existência de quatro perfis diferentes de alunos que evadem. Que culminaram na criação de uma sugestão de fluxo de melhoria para a plataforma e recomendações que visam contribuir com a coordenação, os professores e os tutores para que possam identificar com antecedência os fatores de evasão nas disciplinas transversais e realizar intervenções com decisões mais assertivas para minimizar os impactos causados pela evasão.


Palavras-chave


Pós-graduação; Evasão; Gestão da Informação

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020