PROJETO DE APOIO À TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO

Ana Paula Gonçalves Pita, Braian Garrito Veloso, Daniel Mill

Resumo


O objetivo principal deste artigo foi analisar as experiências de professores afastados da sala de aula para fazerem parte do Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do estado de São Paulo especificamente em uma escola localizada na periferia de São Vicente/SP. Trouxemos considerações a respeito das funções e atribuições desses professores afastados para o referido projeto. Para tanto, discutimos sobre experiências, saberes e precarização do trabalho docente dos professores envolvidos. Utilizamos como metodologia de coleta e análise dos dados as entrevistas narrativas desses docentes e, além disso, acompanhamos a rotina dos professores na unidade escolar em atendimento aos estudantes, à equipe gestora e ao corpo docente. Dessa forma, analisamos as atividades desenvolvidas relacionadas com a rotina do professor e o desenvolvimento das atividades dentro do projeto, buscando relacioná-las com os saberes e as experiências dos professores inseridos no projeto. Compreendemos que esses professores atuam como polidocentes, ou seja, desempenhando a função de vários profissionais ao mesmo tempo, pois desenvolvem atividades que poderiam ser, além do que fazem, de outros profissionais, atuando como uma equipe para colaborar com o ensino híbrido na unidade escolar. 

    

Palavras-chave


Trabalho docente. Tecnologia. Formação de professores. Precarização do trabalho docente.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020