PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO A DIST NCIA SOBRE A COMUNICAÇÃO INTRA- E ENTRE- SETORES

Iara Carnevale de Almeida, Gabriel Coutinho Calvi, Thaise Moser Teixeira, João Messias Pereira Lenço

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa é investigar como ocorre o compartilhamento do conhecimento entre profissionais EaD que compõem os setores operacional e pedagógico em uma instituição de ensino superior privada. A pesquisa tem caráter bibliográfico e descritivo-exploratório sobre estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foram dois questionários com abordagem mista e, neste artigo, são apresentados os resultados da análise qualitativa desses questionários. A análise procurou categorizar as percepções dos profissionais de cursos de graduação EaD sobre a comunicação intra- e entre-setores. Com resultado, apresenta-se  um diagnóstico sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento onde os profissionais da tutoria e os que estão relacionado com a coordenação dos cursos (isto é, coordenador, tutor pedagógico, tutor online e professor formador)  devem procurar estar em sinergia sobre a condução das disciplinas e as atividades avaliativas disponibilizadas para os alunos, de forma a planejar / adequar as próximas edições dessas disciplinas.

Palavras-chave


EaD; Processo de comunicação; Diagnóstico; Compartilhamento do conhecimento

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020