EDUCAÇÃO DIGITAL, MOOCS E APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA: O CASO DO CURSO DE ATENDIMENTO AOS MAUS-TRATOS ANIMAIS

Scheyla Joanne Horst, Maria Aparecida Crissi Knuppel, Fernanda Góss Braga

Resumo


A atuação em rede de órgãos públicos do Paraná proporcionou a formação de mais de mil profissionais no decorrer de dois anos para o atendimento qualificado de denúncias de maus-tratos animais nos municípios. A articulação teve início durante o ápice da pandemia de Covid-19, imaginando novas possibilidades para a formação de pessoas e buscando parcerias para concretizar o planejado. Neste relato de experiência, o projeto de construção do curso on-line é apresentado, propondo reflexões sobre a educação digital em relação ao conceito de aprendizagem ao longo da vida e à elaboração de Moocs (massive open online courses) como opções mais democráticas, colaborativas e flexíveis para determinados propósitos. O resultado alcançado demonstra a importância das universidades públicas contribuírem também para processos educacionais não formais, realizando pesquisas em design instrucional e em ambientes virtuais de aprendizagem, já que se percebe um contexto que demanda atualização profissional para o trabalho cotidiano.


Palavras-chave


Cursos Abertos; Formação Profissional; Design Instrucional.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020