O CORPO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA EM EAD

Vanessa Ramos Pereira, Vanessa Oximenes Alves, Leandro Martins Costa, Marco Antonio Santoro Salvador

Resumo


O presente trabalho apresenta uma experiência no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, demonstrando possibilidades de aliar ferramentas metodológicas em educação a distância e ferramentas metodológicas em educação presencial, trabalhando sobre o tema da corporeidade e seu papel na construção do conhecimento. As reflexões partem de um esboço histórico da Internet, as abordagens e suas relações com a Educação a distância. Analisa as potencialidades e limitações da introdução do conceito de corporeidade em EAD, apresentando uma experiência no curso de pedagogia EAD na modalidade semipresencial do consórcio CEDERJ/ UERJ, a partir do trabalho presencial com as oficinas lúdico corporais.

Palavras-chave


Educação a Distância, Corporeidade, TICs, Ludicidade.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020