METODOLOGIAS ATIVAS: INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA BASEADA EM JOGOS E GAMIFICAÇÃO

Paola Mazzaro, Juliano Schimiguel, Keli Patrícia de Oliveira, Ronaldo Silva Costa, Alex Paubel Junger, Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos

Resumo


 

Resumo

 

O presente artigo, traz uma reflexão a partir das práticas pedagógicas realizadas nas aulas de matemática, através das metodologias ativas baseadas em jogos de gamificação. Nesse sentido, objetiva-se apresentar possibilidades de utilização da Gamificação nas aulas de matemática, tendo como sugestão três jogos que podem auxiliar o trabalho docente. Foi realizado um estudo de caso, por meio do formulário (google forms), com a participação de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Jair Toledo Xavier, localizada na região Norte da Cidade de São Paulo, onde os mesmos, responderam um questionário que justificou o motivo desse artigo no qual pode-se constatar que os jogos e gamificações utilizados na aprendizagem matemática contribuem ou não para uma aprendizagem significativa e assertiva. Desse modo, o artigo exposto, apresenta que a proposta de aprendizagem baseada em Jogos e Gamificação podendo ser enriquecedora no contexto escolar e motivadora por incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, uma vez que abordada pelo professor como ferramenta metodológica e que constantemente, busca mudanças as suas práticas pedagógicas, tendo como parâmetro motivador, a aprendizagem dos seus estudantes.


Palavras-chave


Metodologias Ativas; Jogos; Gamificação; Matemática

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020