RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DA APLICAÇÃO DO MODELO CONECTIVISTA
Resumo
O campo educacional se redefiniu em função da disseminação do conhecimento em rede, assim, modificou-se a forma como o sujeito aprende e acessa o conhecimento. Nesse contexto, a teoria Conectivista de Siemens (2004) e a Aprendizagem Significativa de Ausubel (1963) tornam-se importantes marcos para o surgimento de novos métodos e estratégias de aprendizagem a partir do avanço da internet e da utilização dos recursos educacionais digitais (RED). O objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção de alunos de uma escola de ensino médio quanto à utilização dos RED para a aprendizagem significativa no modelo Conectivista. A metodologia escolhida foi uma pesquisa de campo com 15 alunos, correspondendo a uma amostragem de 10% referentes à população de 150 discentes. A abordagem foi a quanti-qualitativa e o instrumental um questionário no Google Forms, considerando o modelo de escala Likert para obtenção das respostas. Os resultados apontaram que 67,7% dos participantes concordaram totalmente que a utilização dos RED contribuíram para o seu aprendizado; 53,3% concordaram que os conteúdos abordados são importantes e podem ser aplicados; 46,7% conceituaram excelente a interação professor e aluno nas atividades utilizando os RED; 80% atribuíram excelente para a mediação docente; 53,3% descreveram excelente a explicação do professor sobre os RED e 66,7% atribuíram o conceito de excelente para a avaliação do professor. Portanto, o modelo Conectivista e a Aprendizagem Significativa enriquecem o processo educativo, desenvolvendo uma cultura de aprendizagem dinâmica, democrática e protagonista na utilização dos RED, como foi o caso do Padlet, apontado como RED preferido pelos alunos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020