ARTICULAÇÕES ENATUADAS NO FAZER PEDAGÓGICO DE PROFESSORES E TUTORES: ESTUDO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações pedagógicas recorrentes na relação entre professores e tutores a distância. Para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico e a Educação a Distância (EaD) a fim de compreender o fenômeno que está sendo investigado. Os dados desta pesquisa são analisados com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Percebeu-se que as relações pedagógicas entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerão no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerem no enatuar da práxis pedagógica, quando estas forem compreendidas como singulares e cooperativas.
Palavras-chave
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PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020