AVANÇOS E DESAFIOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE

Baltazar Raimundo, António Gonçalves Fortes, Momade Jaime Chau, Hermen Aurélio Fernando Beirão

Resumo


Os avanços tecnológicos abriram novas perspectivas no setor da educação e a expansão da formação para locais distantes das instituições de ensino. Para o efeito, torna-se incontestável a veiculação das tecnologias digitais de informação e comunicação na educação à distância, trazendo consigo desafios e oportunidades. É nessa perspectiva que se realizou uma pesquisa monográfica, baseada num questionário aplicado a 94 estudantes do curso de licenciatura em Ensino de Física à distância, na Universidade Rovuma com objetivo de analisar os desafios encontrados por estes no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os estudantes optam pelo curso motivados pela flexibilidade e autonomia nos estudos. Porém, entre as barreiras enfrentadas, constam os problemas estruturais, políticos-militares, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e religiosos. Para tal, sugere-se aos professores e tutores, maior dinamismo e elaboração de conteúdos de aprendizagem mais significativos e aos estudantes, mais disciplina, motivação e responsabilidade para gestão de tempo e os conteúdos de ensino.


Palavras-chave


Formação de professores; Educação à distância; Ensino de Física; Desafios.

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020