AVALIANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM ADOTADOS NA DISCIPLINA INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAD/IFNMG

Clodoaldo Roberto Alves, Adriana Assis Ferreira

Resumo


Este artigo tem como propósito verificar se os Objetos de Aprendizagem utilizados pelos atores partícipes da disciplina Iniciação Científica do curso de Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) têm potencial para alcançar os objetivos propostos no Plano de Ensino.Para tanto, os dados foram produzidos a partir da análise documental do Plano de Ensino da disciplina e a realização de entrevistas semiestruturadas tendo como sujeitos o professor formador da disciplina, o tutor a distância e cinco alunos. Os dados produzidos foram apresentados neste artigo em 4 categorias: Indicação de objetos de aprendizagem (recursos/suporte) utilizados; Discussão sobre se os objetos de aprendizagem (recursos/suporte) foram suficientes para garantir o processo de ensino e aprendizagem; Indicação de solução com potencial para otimizar os Objetos de Aprendizagem (recursos/suporte) utilizados e Indicação se os objetivos propostos no Plano de Ensino foram alcançados. Os resultados demonstraram que a estratégia de ensino e aprendizagem adotada pelo IFNMG é positiva, entretanto, requer atenção no tocante a determinados Objetos de Aprendizagem.


Palavras-chave


Educação a distância; Tecnologia digital; Objetos de Aprendizagem

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ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020