FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS METODOLOGIAS DE ENSINO APLICADAS EM CURSOS DE PEDAGOGIA

Vâner Lima Silva, Celia Maria Haas, Simone Cezário da Silva, Vera Silvia Ferreira Teixeira Ramos

Resumo


A Educação Superior a distância tem apresentado um significativo crescimento e, acompanhando este cenário, a formação de professores nessa modalidade precisa de mais atenção, uma vez que as matrículas em cursos de Pedagogia acompanham tal expansão, superando até mesmo o número de alunos em cursos presenciais, conforme apontam dados divulgados pelo Censo da Educação Superior, de 2019. Sob esse contexto, a presente pesquisa teve como problemática central o seguinte questionamento: Quais são as metodologias de ensino aplicadas em cursos de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância? Os objetivos do estudo foram os de identificar tais metodologias aplicadas, bem como analisar as discussões sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na formação de professores e compreender a construção da relação aluno-professor na formação docente no tocante à modalidade Educação a Distância (EaD). A metodologia empregada no estudo foi de caráter qualitativo e de natureza exploratória, aproximando-se das denominadas pesquisas do estado do conhecimento. A partir de uma consulta realizada no Portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) utilizando-se os descritores de busca “Metodologia de Ensino no Curso de Pedagogia EaD”, com o filtro de seleção de ano de defesa entre 2010 e 2020, obteve-se como resultado 252 trabalhos, entre teses e dissertações. Na segunda etapa de seleção, por meio da leitura dos títulos das pesquisas, chegou-se a 52 trabalhos, base do presente estudo. Os resultados apontam que as metodologias empregadas nos cursos de Pedagogia são de ambientes virtuais de aprendizagem com a utilização das TICs, apresentando momentos assíncronos (vídeos gravados, apostilas e fóruns) e, em alguns casos, momentos síncronos (webconferências). A relação aluno-professor é estabelecida por meio de suporte do tutor presencial no polo e de tutores on-line nas plataformas de aprendizagem, cuja responsabilidade é sanar dúvidas e fornecer orientações. O profissional nomeado professor é responsável pelos vídeos ao vivo e gravados, além de ficar a seu cargo os conteúdos disponíveis na plataforma de ensino.


Palavras-chave


Curso de Pedagogia; Educação a Distância; Formação de Professores; Metodologias de Ensino

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020