EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR PRESENCIAL NO ENSINO SUPERIOR NA REDE PRIVADA

Lorena Andrade Costa, Andréia de Assis Ferreira

Resumo


Este estudo tem por objetivo desenvolver um panorama da Educação a Distância (EaD), na última década, e compreender as atribuições e o papel do tutor presencial que atua no processo de mediação pedagógica, nas licenciaturas de uma instituição privada que oferta cursos a distância. Em razão do caráter qualitativo da pesquisa, fizemos um estudo de caso por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A amostra dos sujeitos inquiridos foi constituída, na primeira parte, por 22 tutores presenciais que atuam em diversas áreas do conhecimento. Eles responderam um questionário com 28 questões relacionadas à formação acadêmica, à mediação pedagógica e ao uso das tecnologias digitais. Na etapa das entrevistas, participaram 4 tutoras presenciais dos cursos de Pedagogia, Matemática e Artes Visuais. Os resultados da investigação demonstraram que os tutores presenciais exercem função docente, porém, no início da atuação, eles não compreendem os seus papéis na mediação pedagógica na EaD. Os profissionais também apontaram que as formações iniciais e continuadas não suprem as necessidades da prática da tutoria, em especial a formação ofertada pela instituição que, segundo os tutores, é muito descontextualizada em relação à realidade que eles vivenciam na prática.


Palavras-chave


Educação a Distância; Tutoria Presencial; Formação Continuada.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020