INTEGRAÇÃO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS

Rosana Dantas dos Santos

Resumo


Este paper aborda a importância e as contribuições da integração das ferramentas digitais da Web 2.0, Web social, para as práticas pedagógicas remotas. Alguns recursos como GoogleMeet, YouTube, Skipe e gamificação por meio de Mentimeter são apresentadas como essenciais para a realização dessas práticas. No desenvolvimento, as características de cada recurso selecionado devem ser mencionadas com o objetivo de compreender sua funcionalidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é uma revisão bibliográfica e análise de relato de experiência dos docentes da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, publicados em um artigo acadêmico.Durante a abordagem, os desafios e as perspectivas no uso da web social nas práticas pedagógicas remotas devem estar alinhados com o referencial teórico e articulados à atuação dos professores. Na conclusão, visa repensar sobre os desafios e as possibilidades em busca de introduzir novas metodologias e evidencia que a integração das tecnologias digitais no contexto educacional não presencial proporciona uma aprendizagem significativa para os estudantes.


Palavras-chave


ferramentas digitais; práticas pedagógicas remotas; aprendizagem

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020