OBJETOS DE APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Richard Fonseca Francisco, Antonio Celso de Oliveira Braga

Resumo


Em geral, os processos avaliativos da aprendizagem no ensino superior, tanto na modalidade presencial como na Educação a Distância, ainda são essencialmente classificatórios, o que requer ações que tornem formativas as avaliações, cujo comprometimento deve ser com o aprendizado significativo dos saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências para solução de problemas cotidianos. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) despontam com um imenso potencial para aliar o processo de ensino-aprendizagem à avaliação formativa. O objetivo deste trabalho foi desenvolver dois OA, para serem utilizados como processos avaliativos em cursos superiores de Geografia e Gestão Ambiental, ambos a distância. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas estudados, seguida pela definição dos conteúdos abordados nos OA e pelo desenvolvimento deles no programa Adobe Flash Professional CS6. Os resultados demonstraram que os OA podem possibilitar aos alunos o aprendizado a partir de seus erros e acertos, enquanto o docente avalia seus avanços na construção do aprendizado significativo, representando um importante instrumento para acoplar o processo de ensino-aprendizagem às avaliações.


Palavras-chave


Educação a Distância; Avaliação Formativa; Objetos de Aprendizagem; Animações; Simulações

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020