ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER

Emanuelly Torres Nunes, Ivanderson Pereira Silva

Resumo


A videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software.


Palavras-chave


Tracker; Videoanálise; Ensino de Física

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020