EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: IDENTIFICANDO CAUSAS E PROPONDO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO
Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as causas da evasão em um curso de Ciências Biológicas a distância, ofertado por uma universidade pública, e propor estratégias de prevenção. A metodologia utilizada nesta investigação foi a pesquisa descritivo-exploratória baseada no modelo de persistência de Rovai (2003), e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, semiestruturadas por telefone e guiadas por seis questões baseadas nos fatores do modelo adotado. Utilizou-se a análise de conteúdo para categorização das respostas. A amostra foi composta por 37 estudantes desistentes do referido curso. Os resultados apontam um conjunto de fatores determinantes para a evasão, em sua maioria relacionados aos aspectos externos e não internos ao curso. As estratégias propostas buscam ações corretivas e preventivas para reduzir as taxas de evasão.
Palavras-chave
evasão; EaD; estratégias
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020