ANÁLISE DE SESSÕES DE INTERVENÇÃO DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Resumo
Introdução: A Educação Física Escolar é uma das disciplinas básicas na educação nacional, no entanto, nos últimos anos a divergência de proposições têm tornado a jornada desta disciplina na escola, bastante obscura quanto aos seus propósitos e efeitos, sendo assim, estudos que investiguem modelos de intervenção em sua organização estrutural, podem contribuir com reflexões para os profissionais sobre suas estratégias de intervenção e organizações pedagógicas. Objetivo: analisar as características temporais de execução de sessões de programas de EF escolar e comparar a magnitude de envolvimento em diferentes variáveis temporais das estruturas das sessões coletadas. Metodologia: Foram escolhidas duas escolas da rede municipal de São Vicente para terem suas aulas filmadas e analisadas. O foco das filmagens não foram as crianças, mas o decorrer das aulas. As variáveis temporais das estruturas das sessões investigadas foram: instrução, organização, atividade, água e transição. Resultados: Os dados das duas escolas indicaram que durante as aulas 42% do tempo era destinado a atividades, cabendo ressaltar, que nem todas as crianças estiveram envolvidas. Já os outros 58% do tempo foram dedicados a instrução (11%), organização (22%), hidratação (7%) e transição (18%). Conclusão: Diante desse estudo pode-se concluir que a maior parte do tempo das duas escolas (58%) foram investidos nos aspectos: Instrução (11%), Transição (18%), Organização (22%), beber água (7%). Já 42% do tempo médio total de 40 minutos foram dedicados as atividades físicas.
Texto completo:
PDFISSN - 2525-5827