PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE FÍSICA MEDIADAS POR SIMULAÇÕES DIGITAIS

Carlos Henrique dos Santos Souza, Ivanderson Pereira Silva

Resumo


Este estudo investigou as práticas educativas mediadas por simulações digitais mais exploradas nas pesquisas publicadas no período de 1998 a 2017 em periódicos da área de Ensino de Ciências/Física. Teve por objetivos demonstrar o quadro de publicações que enfocam o uso de simulações digitais em práticas de ensino de Física; evidenciar as possibilidades metodológicas exploradas pelos professores e pesquisadores em Ensino de Física na prática pedagógica mediada por simulações digitais. Para isso, tomamos como base de dados as revistas em língua portuguesa, avaliadas com qualis A1 e A2 no WebQualis da Capes e que tinham como foco a divulgação de estudos no campo do Ensino de Ciências/Física. Foram selecionados 11 (onze) periódicos. A seguir foram verificados cada um dos números correntes e edições especiais dessas revistas, publicadas no período de 1998 a 2017. A busca em cada uma dessas unidades de periódico consistia em identificar os estudos que tinham como foco o uso de simulações digitais no ensino de Física. Para identificar tais estudos, num primeiro momento foram consultados os títulos dos trabalhos e a seguir os seus resumos. Como resultados desse movimento de pesquisa foram levantados 25 artigos a partir dos quais constatamos que as práticas mais procuradas entre os pesquisadores são aquelas que podem desenvolver um senso investigativo/cognitivo do aluno, que desperte a curiosidade deste aluno que o motive a querer saber mais. Além disso, do ponto de vista dos recursos didáticos empregados, destacam-se o recursos multimídia e a tecnologia da realidade virtual.

Palavras-chave


Práticas educativas, Simulações digitais, Ensino de Física

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020