PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE FÍSICA MEDIADAS POR SIMULAÇÕES DIGITAIS
Resumo
Este estudo investigou as práticas educativas mediadas por simulações digitais mais exploradas nas pesquisas publicadas no período de 1998 a 2017 em periódicos da área de Ensino de Ciências/Física. Teve por objetivos demonstrar o quadro de publicações que enfocam o uso de simulações digitais em práticas de ensino de Física; evidenciar as possibilidades metodológicas exploradas pelos professores e pesquisadores em Ensino de Física na prática pedagógica mediada por simulações digitais. Para isso, tomamos como base de dados as revistas em língua portuguesa, avaliadas com qualis A1 e A2 no WebQualis da Capes e que tinham como foco a divulgação de estudos no campo do Ensino de Ciências/Física. Foram selecionados 11 (onze) periódicos. A seguir foram verificados cada um dos números correntes e edições especiais dessas revistas, publicadas no período de 1998 a 2017. A busca em cada uma dessas unidades de periódico consistia em identificar os estudos que tinham como foco o uso de simulações digitais no ensino de Física. Para identificar tais estudos, num primeiro momento foram consultados os títulos dos trabalhos e a seguir os seus resumos. Como resultados desse movimento de pesquisa foram levantados 25 artigos a partir dos quais constatamos que as práticas mais procuradas entre os pesquisadores são aquelas que podem desenvolver um senso investigativo/cognitivo do aluno, que desperte a curiosidade deste aluno que o motive a querer saber mais. Além disso, do ponto de vista dos recursos didáticos empregados, destacam-se o recursos multimídia e a tecnologia da realidade virtual.
Palavras-chave
Práticas educativas, Simulações digitais, Ensino de Física
Texto completo:
PDFISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020