Apontamentos e desafios da educação a distância na formação de professores

Nadiane Feldkercher, Daniela da Silva Aimi

Resumo


Neste artigo nos propomos a uma breve discussão sobre a formação de professores, mais especificamente na modalidade de educação a distância. Apresentamos, neste texto, uma experiência de educação a distância do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, do estado do Rio Grande do Sul. Primeiramente, caracterizamos as cidades pólos e os alunos participantes desta pesquisa para, posteriormente, discutir a avaliação que os alunos fazem de sua relação com o tutor presencial, com o tutor à distância, com a professora da disciplina, e do seu processo de ensino-aprendizagem. Nossa pesquisa parte de uma abordagem qualitativa e quantitativa que teve como instrumento de coleta de dados um questionário dirigido aos alunos. Com essa pesquisa não esgotamos a discussão sobre a formação de professores a distância, mas reafirmamos que a educação a distância é um constante desafio tanto para educadores quanto para educandos.


 


 


Palavras-chave


educação a distância; formação de professores; ensino superior

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020