RECONFIGURANDO FRONTEIRAS ENTRE PRESENCIALIDADE E VIRTUALIDADE NA EAD: DISCIPLINAS ON-LINE EM CURSOS PRESENCIAIS

RONALDO NUNES LINHARES, Maria de Fatima Monte Lima

Resumo


<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman","serif"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman";} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

A legislação brasileira contrapõe presencial x virtual como elementos constitutivos no processo de Educação a Distância. Ao autorizar as instituições do Ensino Superior a desenvolver experiências de EAD, a partir da oferta no presencial 20% de sua carga horária, o MEC reforça esta contraposição. Este artigo faz uma reflexão sobre o conceito de presencial e virtual, proposto por Lévy e Sánchez, procura avaliar o impacto da oferta de disciplinas on-line em cursos presenciais, analisando o programa implantado pela Universidade Tiradentes em 2002 com a oferta de três disciplinas do Núcleo Comum dos Cursos de Licenciatura e Comunicação, totalmente on-line, ampliado em 2005, com a oferta obrigatória de uma disciplina on-line, no primeiro período nos cursos, das áreas de humanas e exatas. Através de questionários distribuídos aos alunos envolvidos aplicadas pelo Núcleo de Educação a Distância, no período de 2002 a 2004. Esta experiência contribuiu para compreender o nível de aceitação/resistência de processos educativos on line, por alunos da graduação de cursos presenciais, assim como, trouxe subsídios para identificar a contribuição da EAD na construção de novas fronteias entre o presencial e o virtual na educação superior.



Palavras-chave


educação a distancia, presencialidade, virtualidade, disciplinas on-line.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020