ATUAÇÃO DO TUTOR NA EAD: COMPETÊNCIAS AUTOAVALIATIVAS PARA ATENDER AOS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE

Vanessa Cintra Alves Barbosa, Leonel Tractenberg

Resumo


O tutor de EaD desempenha várias funções durante o processo de aprendizagem dos alunos, sendo responsável por ensinar em um curso online , promovendo a interação, o relacionamento e a troca de saberes entre os participantes. Para que estas tarefas e papéis possam ser desenvolvidos de forma profissional primando pela qualidade dos cursos EaD, são necessárias diversas competências e habilidades que precisam ser trabalhadas e aprimoradas, tais como: as tecnológicas, as sociais, as pessoais e as profissionais. Desta forma, o objetivo desse trabalho foi identificar na tutoria EaD as competências necessárias aos tutores dos cursos técnicos do IFSP do polo UAB de São José do Rio Preto-SP em suas atividades acadêmicas, e que, em sua percepção possam contribuir para promover uma educação de qualidade atendendo aos desafios impostos pela EaD. Assim, foi elaborado e aplicado um questionário qualitativo aos tutores sobre as competências desenvolvidas em suas tutorias e em seguida, confrontou-se os resultados obtidos com os referenciais teóricos para concluir se as competências tutorias trabalhadas atendem às necessidades e desafios impostos pela EaD. Os resultados mostraram que a autoavaliação é essencial do ponto de vista da melhoria contínua, tão necessária à atuação tutorial, já que é um profissional inacabado e que necessita de constante renovação de sua prática.

Palavras-chave


Educação à distância; tutoria; competências autoavaliativas

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020