AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NO PROCESSO DE CONHECER – A IMPLEMENTAÇÃO DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EM CURSOS PRESENCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Elisabeth dos Santos Tavares, Elisete Gomes Natário, Mariângela Camba

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento do processo de implementação de disciplinas semipresenciais em cursos de licenciatura presencias, na Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, localizada na cidade de Santos, Estado de São Paulo, a partir do relato de experiência de três docentes da instituição, vividos no momento de sua criação, construção e desenvolvimento até os dias atuais. Trata-se de profissionais envolvidas no Núcleo de Educação a Distância, na coordenação dos cursos presencias e no serviço de apoio psicopedagógico aos alunos dessa Universidade. O impacto deste trabalho evidenciou-se à medida que a Educação a Distância constituiu-se em iniciativa para garantir a permanência do aluno na instituição e nos cursos, visando a redução da evasão escolar.
Palavras-chave: Disciplinas semipresenciais. Cursos presenciais. Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020