IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Cecília Machado Henriques

Resumo


Esta publicação é resultado da investigação realizada ao longo de um semestre em uma disciplina ministrada no curso de Pedagogia à Distância de uma IFES e tem o objetivo de discutir as práticas e metodologias aplicadas no desenvolvimento da disciplina e a percepção dos alunos do curso sobre os tutores à distância e o tutor presencial. Buscou-se problematizar e refletir sobre a prática no ensino à distância analisando, para isso, a fala dos alunos, principais sujeitos da atividade docente e cujas solicitações e necessidades orientam a organização da prática docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e, para coleta de dados, foram utilizadas as auto-avaliações e avaliações dos tutores e professor realizadas pelos alunos ao final da disciplina, no 1° semestre de 2008. Com esse estudo, espera-se ser possível contribuir com as práticas adotadas e com a formação dos profissionais atuantes na modalidade de ensino à distância, uma vez que, a partir dos estudos realizados, acreditamos ser de fundamental importância a realização de formação inicial e continuada com os profissionais, em especial, com os tutores presencial e à distância, pois são quem mantém contato direto e diário com os alunos.

Palavras-chave


Ensino a distância; Práticas de ensino; Formação continuada

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis: A4 - Quadriênio 2017-2020