AVANÇOS E DESAFIOS NA PERCEPÇÃO DE DISCENTES EM CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Aline Fornari, Everton Coimbra de Araújo

Resumo


A EAD é uma modalidade de ensino onde é indispensável a utilização das TICs no processo de interação entre docentes e discentes, que estão separados geograficamente. O presente texto tem como objeto de estudo os avanços e os desafios encontrados na percepção dos discentes matriculados em cursos na modalidade a distância. O objetivo é o de identificar os pontos positivos e os pontos negativos que precisam ser melhorados na Educação a Distância, conforme a percepção de um determinado grupo de estudantes, que utiliza o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Fundamentada em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, por meio da aplicação de um questionário, realizou-se uma análise das vantagens e dos desafios encontrados pelos estudantes. Os resultados apontam a importância da percepção dos discentes, pelo fato de identificarem os fatores positivos que facilitam a aprendizagem, interatividade e a interação e os fatores que podem vir a dificultar o ensino que pode refletir na melhoria da qualidade de ensino.

Palavras-chave: AVEA; EAD; Interatividade.

Palavras-chave


AVEA; EaD; Repositório.

Texto completo:

PDF


ISSN - 1982-6109 - Qualis:B1